Saúde

Gripe: Cascavel antecipa 2ª etapa da campanha de vacinação neste dia “D”

A campanha vai até o dia 3 de junho e protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B

Dia D de vacinação contra a gripe no Leme, na zona sul do Rio de Janeiro.
Dia D de vacinação contra a gripe no Leme, na zona sul do Rio de Janeiro.

 

Cascavel – A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel decidiu antecipar o início da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo, que começaria na segunda-feira (2), já para o “Dia D” de mobilização que ocorre neste sábado (30). Ou seja, além do público alvo da primeira etapa, podem ser imunizado as pessoas incluídas na segunda etapa nas 43 unidades de saúde na cidade e no interior da cidade, das 8h às 17h.

Podem ser imunizados idosos, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A campanha vai até o dia 3 de junho e protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. Em janeiro deste ano, o Paraná declarou epidemia de H3N2, após um aumento no número de diagnósticos e mortes em decorrência do vírus. Foram mais de 2 mil casos e 118 óbitos entre dezembro e março.

De acordo com a Sesau até agora foram imunizadas em Cascavel 19.776 pessoas, sendo 16.982 idosos e 2.794 trabalhadores de saúde. A quantidade é bem abaixo do esperado, já que a meta é imunizar 45.166 idosos e 15.566 trabalhadores da saúde, ou seja, o público que mais se imunizou foram os idosos, 37,6% da meta e 17,9% apenas dos trabalhadores estão imunizados. Dos outros públicos são mais 66,7 mil pessoas que podem se vacinar.

 

Sintomas

A Influenza é uma infecção respiratória aguda e os sintomas mais comuns são: aparecimento súbito de calafrios, mal-estar, coriza, tosse seca e dores de cabeça, de garganta e no corpo. Em 2021, de modo geral, todos os estados apresentaram uma baixa adesão dos grupos alvos à campanha, situação provavelmente relacionada com a aplicação simultânea da vacina contra a Covid-19.

 

 

Vacinação contra o sarampo acompanha campanha da gripe

 

Este ano a campanha de vacinação contra o Sarampo é realizada junto com a vacinação da gripe, reforçando a necessidade da prevenção tanto contra os vírus respiratórios, quanto para doenças que já foram erradicadas.

Podem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal de trabalhadores da saúde. No último ano, a cobertura vacinal do Paraná ficou em 82,45%. O Estado não registrou casos da doença em 2021 e 2022, mas em 2019 foram contabilizados 1.653 casos e 428 em 2020.

O imunizante tríplice viral pode ser administrado simultaneamente com a vacina da influenza a partir dos seis meses de idade. Para os trabalhadores da saúde, pode haver coadministração das vacinas tríplice viral e da vacina contra a Covid-19.

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente, em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A estratégia de vacinação com a vacina tríplice viral foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1992, com o propósito de controlar surtos, reduzir internações, complicações e óbitos.

O Paraná estava há mais de vinte anos sem casos de sarampo no território, mas em 2019, houve um surto da doença, que durou até setembro de 2020. Não ocorreram óbitos e as faixas etárias mais atingidas foram de 20 a 29, com 1.035 casos confirmados, seguidas da faixa de 10 a 19 anos, com 457 casos e 30 39 anos, com 293 casos confirmados. Por isso, a Secretaria da Saúde monitora constantemente o sarampo no Paraná.