Cotidiano

Governo venezuelano ordena ocupação de fábrica da Kimberly Clark

201607101538526603_RTS.jpg CARACAS ? O governo venezuelano ordenou nesta segunda que trabalhadores ocupem a fábrica da Kimberly Clark. A empresa americana de produtos de higiene paralisou suas atividades no país na semana passada por conta da crise econômica que atinge a Venezuela. Atualmente, o país vive um grave cenário de escassez de itens básicos e de alta inflação, o que já levou outras multinacionais a abandonarem a produção em suas unidades locais.

O Ministério do Trabalho também ordenou que as máquinas da fabricante de itens higiênicos, como papel higiênico e fraldas, sejam ligadas novamente. Anteriormente, o presidente Nicolás Maduro alertou que interviria nas companhias que paralisassem suas atividades.

? A Kimberly Clark vai seguir produzindo para todos os venezuelanos e venezuelanas agora nas mãos dos trabalhadores ? disse o ministro do Trabalho, Oswaldo Vera, em um pronunciamento transmitido pela televisão, enquanto alguns funcionários aplaudiam e gritavam: ?Assim, assim, assim é que se governa?.

No último sábado, a empresa americana emitiu um comunicado anunciando a suspensão por termpo indefinido das suas operações. A companha justificou a decisão pela incapacidade de comprar matéria-prima, a carência de divisas e o rápido aumento da inflação.

A Kimberly Clark é a última de uma série de multinacionais estrangeiras a reduzirem ou abandonarem sua produção na Venezuela ? como foi o caso de Bridgestone, General Mills, Ford Motor e Procter & Gamble.

Há dois anos, o governo venezuelano tomou as instalações da empresa americana Clorox Co., que fechou suas operações no país sul-americano. A companhia justificou a medida com as restrições das autoridades, as interrupções de fornecimento e a incerteza econômica.

A Venezuela enfrenta uma grave crise dominada pela alta inflação ? que, segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), pode chegar a 700%. Além disso, o país vive severos problemas de desabastecimento de alimentos, remédios e produtos básicos.