Cotidiano

Governo usará aplicativo semelhante ao Uber para transporte oficial de servidores

BRASÍLIA – O governo federal irá implantar um modelo de transportes semelhante ao Uber, o aplicativo de mobilidade individual de passageiros. É o que informou nesta quinta-feira o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. O aplicativo destinado ao governo, deverá ser utilizado por servidores para transporte entre prédios públicos de Brasília.

? Não será uma frota de governo, é uma frota do contratado, uma cooperativa, ou que seja. O que ele terá que fornecer é um aplicativo próprio e com uma série de características que são aplicáveis somente ao governo, como por exemplo, o número da matrícula do servidor que usou e o nome do órgão. Além de tudo, ele vai gerar uma série de estatísticas que inclusive vão nos auxiliar com a localização dos edifícios públicos ? afirmou.

Uma das queixas apresentadas pelo ministro é que o governo não tem ideia de como, de fato, os servidores se movimentam entre os órgãos públicos.

? Nós vamos [aplicar a ideia]. É a realidade. Nós não temos sequer informação de quais são os trechos que são utilizados pelos servidores ? disse.

O ministro não soube informar quanto será economizado pelo governo com os novos serviços, mas que será possível ter uma redução dos custos em materiais e em pessoal.

? A partir desse novo sistema nós vamos ter não só uma redução do custo de utilização desses serviços, mas como a redução da manutenção de frota própria do governo e de despesas com combustíveis e motoristas. Nós passaremos a ter informações preciosas sobre como é que os servidores se movimentam na cidade ? finalizou.

*Estagiário sob supervisão de Eliane Oliveira