Cotidiano

Governo recebe centrais para definir novo modelo de câmaras setoriais

BRASÍLIA – O governo recebeu nesta terça-feira representantes das centrais sindicais para debater um novo modelo das câmaras setoriais, que serão retomadas dentro do Fórum Nacional de Desenvolvimento Produtivo. A ideia, segundo os participantes, é que sejam abandonados os velhos instrumentos como corte de impostos e subsídios financeiros, como financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o governo entre para articular medidas que destravem investimentos e melhorem o ambiente de negócios.

? O Estado não pode ser o alavancador do setor produtivo, e sim o articulador do setor produtivo ? resumiu Ernesto Lozardo, do Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Da parte do governo, o Ipea e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) coordenem o fórum. Além deles, estiveram no encontro no Palácio do Planalto representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e da Força Sindical. Um dos assuntos tratados foi a demora de solução, por parte do Ministério Público, para empresas envolvidas no escândalo da Lava-jato e que ainda não fecharam acordos de leniência, impactando nos negócios.

O deputado Paulinho da Força defendeu que talvez seja preciso o governo enviar ao Congresso uma Medida Provisória regulamentando essa questão, para que apenas executivos sejam punidos, mas que as empresas possam continuar operando normalmente. O Fórum, que deverá ser lançado oficialmente na semana que vem, servirá para identificar os problemas mais urgentes do setor produtivo e apontar saídas, por meio de grupos de trabalhos que serão criados, conforme a demanda.

? Não podemos criminalizar o CNPJ, temos que criminalizar o CPF ? defendeu Valeir Ertle, da CUT.

Segundo os presentes, os setores que mais estão enfrentando problemas, no momento, são o da construção pesada e o automotivo. Os sindicalistas foram recebidos no Planalto por Sandro Mabel, assessor especial do presidente Michel Temer.