Cotidiano

Governo fará nova reunião hoje para discutir medidas econômicas

BRASÍLIA – Após reunião com os ministros da equipe econômica na manhã desta quinta-feira, o presidente Michel Temer optou por postergar o anúncio de medidas de estímulo ao crescimento. Uma nova reunião ocorrerá no fim da tarde de hoje, às 16 horas. A expectativa é de que haja uma coletiva de imprensa após o encontro.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tem dito ao longo da semana que a divulgação de pelo menos 10 medidas iria acontecer ainda esta semana. O pacote tenta criar uma agenda positiva e tirar o foco da crise política vivida pelo governo após a divulgação da delação do ex-diretor da Odebrecht, Cláudio Melo Filho.

Entre as medidas devem estar uma série de ações que envolvem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O pacote prevê uma melhora na remuneração dos cotistas; autorização para que os trabalhadores saquem até R$ 1.500 das contas para pagar dívidas; e a eliminação gradual da multa adicional de 10% que as empresas são obrigadas a recolher em caso de demissão sem justa causa.

Além disso, pressionado pelas empresas para abrir um programa de parcelamento de débitos tributários (Refis), o governo deve apresentar uma proposta alternativa, de utilização de prejuízos acumulados para abatimento de dívidas tributárias.