Política

Governo e deputados atuam juntos para definir projetos prioritários

No encontro foi discutida a ideia de trabalhar de forma integrada

Curitiba – O governo do Paraná deverá apresentar nas próximas semanas um banco de projetos para um pacote de obras pelo Estado. Para levantar quais projetos são mais urgentes, foi realizada nessa quarta-feira (8) uma reunião entre o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, com deputados estaduais. No encontro foi discutida a ideia de trabalhar de forma integrada.

Os parlamentares representarão suas regiões e, em grupos, apresentarão as principais demandas da população. Segundo o secretário Valdemar Jorge o trabalho envolve todas as secretarias e precisava envolver a base parlamentar. “O objetivo desta reunião foi conversar com os deputados, ouvir quais são as demandas regionais e construir um banco de projetos para o Estado”.

A proposta do governo é trabalhar em conjunto e, a partir do levantamento, fazer as licitações e captar os recursos para a execução das obras apontadas pelos representantes das regiões.

Segundo o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri, esse trabalho integrado entre os deputados e o governo é fundamental: “Todos saíram satisfeitos. O governo está demonstrando respeito ao parlamento chamando para discutir, para avaliar. Serão obras que vão impactar direto na vida do cidadão”.

Financeiro

O Paraná está entre os estados brasileiros que têm as melhores condições para receber recursos federais. O secretário Sandro Alex disse que essa situação foi constatada em reunião com o ministro da economia Paulo Guedes, em Brasília. Os projetos são necessários para o Estado obter os recursos para os investimentos. “Estamos buscando recursos do Tesouro do Estado, do governo federal e de financiamentos para poder executar obras importantes para o Paraná”, disse o chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Todos os 43 deputados que participaram da reunião puderam apontar as questões que consideram prioritárias, discutir as demandas, tirar as dúvidas e opinar sobre as propostas para as melhorias esperadas em cada região.