Cotidiano

Governo contesta vídeo envolvendo denúncia

Morador usou as redes sociais para reclamar da dificuldade em obter hora-máquina

Tupãssi – Um vídeo que circulou nos últimos dias nas redes sociais mostra um morador da Vila Rural indignado com o que seria a falta de máquinas da Prefeitura de Tupãssi para a realização de um serviço particular.

O munícipe diz que precisou pagar uma empresa privada para a retirada de entulhos em seu terreno e que antes havia solicitado o serviço à prefeitura, mas sem ser atendido.

Apesar do tom de crítica e de dizer que a situação toda é uma “vergonha”, o vídeo mostra que o município está no caminho certo e cumprindo a recomendação administrativa 19/2017 do Ministério Público do Paraná, que determina a realização de serviços particulares somente mediante o pagamento de tarifas fixadas em lei.

Qualquer cidadão tem o direito de solicitar serviços de hora máquina na prefeitura, desde que pague as taxas que foram estabelecidas – a partir de uma contrapartida do município.

Recentemente, a administração realizou processo licitatório para contratação de empresas que vão prestar serviços de hora máquina particulares.

“Estamos gradativamente explicando a todos sobre os serviços públicos e particulares e as determinações que precisamos cumprir. Infelizmente, recebemos muitos pedidos de serviços particulares em lotes, chácaras, entre outros, que é responsabilidade do proprietário. O município deve priorizar os serviços públicos e oferece a hora máquina para produtores que precisam desenvolver trabalhos no campo”, explica o secretário geral de Administração, Jurandir Reis.

HORA MÁQUINA

Está disponível aos produtores rurais com até 20 alqueires um total de mil horas de pá-carregadeira e 300 horas de serviços com escavadeira hidráulica. As demais horas licitadas estarão à disposição do município para a prestação de serviços públicos.

Qualquer produtor rural pode participar do programa, que oferece a hora/máquina a baixo custo, desde que pague uma tarifa que foi fixada em lei (o município subsidia metade do valor do serviço).