Cotidiano

Governo chileno decreta alerta vermelho por incêndio florestal em Valparaíso

VALPARAÍSO, CHILE ? As autoridades chilenas decretaram, nesta segunda feira, um alerta vermelho diante do gigantesco incêndio florestal em um dos morros da cidade portuária de Valparaíso, que já afetou cinco casas e arrasou cerca de 50 hectares de mata. O incêndio, na entrada da localidade de Laguna Verde, destruiu três imóveis no setor Población Ecológica e dois no setor de Puertas Negras. Pelo menos uma pessoa ficou ferida, segundo o último boletim do Escritório Nacional de Emergências (Onemi, na sigla em espanhol). Centenas de bombeiros trabalham contra as chamas com o apoio de dois aviões e quatro helicópteros.

As altas temperaturas e o forte vento contribuíram para aumentar a extensão do novo incêndio que atinge um dos lugares mais visitados do Chile ? a cidade teve o centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade e está localizada a 120 km de Santiago. De acordo com o Onemi, 200 pessoas foram levadas para lugares seguros, enquanto a empresa de abastecimento de energia informou que cortou o serviço para quase 48 mil clientes, por medida de segurança.

?Protocolos de emergência se encontram ativados no incêndio que afeta a comuna de Valparaíso. Minha solidariedade com as pessoas afetadas?, tuitou a presidente Michelle Bachelet.

Em março de 2015, uma das montanhas próximas ao porto pegou fogo. Uma mulher faleceu, e milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas. Em 2014, 15 pessoas morreram, e mais de três mil moradias foram atingidas pelo fogo. Com cerca de 40 morros pontilhados de pequenas casas coloridas, a topografia de Valparaíso é especialmente vulnerável a incêndios florestais, em especial durante o verão.