Cotidiano

Governo britânico convoca Câmara dos Lordes a autorizar Brexit

BRITAIN-EU-POLITICS-BREXIT

LONDRES ? O governo britânico convocou nesta quinta-feira, 09 de fevereiro, os membros da Câmara dos Lordes a aprovar o projeto de lei para ativar o processo do Brexit, depois de ter sido adotado, na véspera, pelos deputados em primeira leitura.

? Espero que (a Câmara dos Lordes) faça seu trabalho e cumpra com seu dever patriótico, autorizando a avançar e a negociar esta nova relação com a União Europeia ? declarou o ministro do Brexit, David Davis, à rede de televisão SkyNews.

Os deputados da Câmara dos Comuns aprovaram na noite de quarta-feira o texto por 494 votos a favor e 122 contra. Em caso de emenda na Câmara dos Lordes, que estudará o projeto de lei a partir de 20 de fevereiro, o texto voltará aos deputados. De qualquer forma, os Lordes precisam aprová-lo.

? Os Lordes precisam ser fiadores da democracia e aprovar este projeto de lei se não quiserem que a opinião pública peça sua abolição? indicou uma fonte próxima ao governo a vários jornalistas britânicos.

Este projeto de lei dá à premier Theresa May o poder de ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, o que abriria caminho a dois anos de negociações para a saída da UE.