Cotidiano

Governo brasileiro critica legalização de ocupações na Cisjordânia

64786960_A picture taken on February 8 2017 shows a general view of a construction site in a new.jpg BRASÍLIA – O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota, neste domingo, condenando a aprovação de assentamentos ilegais na Cisjordânia pelo Parlamento de Israel. Segundo o Itamaraty, a expansão territorial dessas ocupações representa um obstáculo à paz entre israelenses e palestinos.

“Nesse sentido, a legislação voltada para regularização dos assentamentos, recentemente aprovada pelo Parlamento de Israel, não contribui para a solução do conflito”, diz a nota.

Em pelo menos dois momentos, a nota traz a expressão “solução de dois Estados”, em uma demonstração de reconhecimento ao Estado Palestino. Somente dessa forma, destacou o Itamaraty, seria possível um acordo com “o direito de autodeterminação do povo palestino e as preocupações de segurança de Israel”.

Na última segunda-feira, o Parlamento israelense aprovou uma lei que legaliza mais de 50 colônias judaicas, construídas em terrenos palestinos privados na Cisjordânia. A medida foi criticada pela ONU, sob a alegação de que transgride a legislação internacional e dificulta ainda mais um acordo de paz entre Israel e Palestina.

“O Brasil tem consistentemente apelado às partes para que se abstenham de usar a violência e de promover atos de provocação que os afastem ainda mais da solução de dois Estados”, diz o comunicado, na primeira manifestação do governo brasileiro sobre o assunto.