Esportes

Governadora diz que Tóquio quer Olimpíada sem elefantes brancos

RIO – Recém-chegada no Rio de Janeiro, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, afirmou que os Jogos de Tóquio vão herdar do Rio o esforço em “não deixar elefantes brancos” e pela sustentabilidade. Em coletiva ao lado do prefeito do Rio Eduardo Paes, e vestindo um quimono branco para representar a “hospitalidade japonesa”, a governadora disse que a cidade Japonesa pretende economizar recursos naturais e financeiros durante os Jogos de 2020.

– Queremos deixar um legado para as futuras gerações e para todo o mundo. – disse. – Não teremos elefante branco. Queremos que os jogos sejam sustentáveis baseados nesses conceitos.

A governadora disse que, antes da coletiva, teve uma reunião “frutífera” com o prefeito Eduardo Paes – que se desculpou por também não estar à caráter na coletiva, como “sambista carioca” e prometeu usar quimono também em Tóquio 2020.

– Acabei de me encontrar com Paes e falamos da preparação e operação para os Jogos. Foi muito frutífera e importante. O sucesso do Rio 2016 vai ser levado para Tóquio. Por isso, acho que rio e Tóquio têm que ter uma parceria – defendeu ela, que disse estar atrás de de dicas do Rio para o “gerenciamento dos Jogos”.

A governadora evitou criticar os Jogos do Rio, os quais chamou de “um grande sucesso”.

– Fiquei tocada como o Rio não quer ser um elefante branco. Em Tóquio, os altos custos também foram bastante questionados. Os jogos olímpicos não serão um evento de um momento só. Esse desafio que o Rio esta enfrentando é algo que queremos aprender, a economizar dinheiro e ser sustentável – afirmou ela.