Educação

Governador descarta volta das aulas antes de setembro

O protocolo a ser adotado valerá para a rede estadual e particular de ensino em todo o Paraná

Governador descarta volta das aulas antes de setembro

Curitiba – Os primeiros protocolos de retorno das atividades escolares presenciais no Paraná começaram a ser avaliados pelo Comitê de Volta às Aulas nessa quinta-feira (9). A proposta final deve ser validada pelas autoridades sanitárias da Secretaria da Saúde no dia 28 de julho. O protocolo a ser adotado valerá para a rede estadual e particular de ensino em todo o Paraná.

Uma das principais dúvidas, no entanto, continua sem resposta: quando as aulas presenciais serão retomadas? Em entrevista ontem ao Meio-Dia Paraná, o governador Ratinho Junior (PSD) disse que a volta das aulas não deve acontecer tão cedo no Estado por causa do novo coronavírus: “Acho muito difícil isso acontecer antes de setembro”, adiantou.

No primeiro encontro, todos os integrantes do Comitê participaram da apresentação do levantamento de materiais, insumos e itens de proteção individual que serão necessários para o retorno. Na semana que vem, o grupo será dividido por setor para construir a proposta final.

Esse protocolo terá que ser aprovado pelos epidemiologistas da Secretaria da Saúde. A intenção principal do Comitê é planejar como será a volta dos jovens estudantes e profissionais da educação para as salas de aula de forma que o processo ocorra de maneira organizada.

Participaram também do encontro representantes da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, do Conselho Estadual de Educação, dos conselhos municipais de Educação e da União das Secretarias Municipais, além de associações dos municípios do Estado, além de representantes dos trabalhadores da Educação e das escolas particulares, da Federação das Associações de Pais, Mestres e Funcionários das Escolas Públicas do Paraná.