Variedades

Giro político do dia 09 de julho de 2018

Explique o luxo

Eis que o atual prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo, terá que dar explicações à Promotoria devido sua extravagância: um inquérito civil está aberto para saber os motivos que levaram a Prefeitura a gastar – em épocas de crise e contenção de despesas – R$ 185 mil na compra de um carro de luxo.

Duelo de fardas

Embalado na onda “Bolsomito”, o tenente-coronel Washington Lee Abe deixou o comando regional da Polícia Militar para disputar uma das cadeiras da Assembleia Legislativa pelo PSL. A entrada dele no jogo eleitoral fatalmente irá tirar votos de outro militar. O Policial Madril, que hoje está na reserva.

Posicionamentos

Os dois militares possuem perfis políticos bem opostos. Lee tem posicionamentos de direita, bem ao extremo. Não é por acaso que se filiou ao partido de Jair Bolsonaro. Já Madril (PMB) é mais moderado, porém, com ideologia que se enquadra mais à esquerda.

Embate

Agora é para valer: hoje define-se então o novo vice-presidente da Câmara de Vereadores, após baixa de Rômulo Quintino, nomeado secretário de Meio Ambiente. Entre os mais cotados estão Jaime Vasatta, Misael Júnior, Policial Madril e Sidnei Mazzuti.

Concorrido

Ainda mais disputada será a eleição para mesa diretora, definida para dia 17. A indicação de Alécio Espínola não convence nem os integrantes da base – resta saber agora se a oposição da Câmara se une para bate-chapa.

Livrar o Estado

A população pode pagar a taxa de lixo e a taxa de proteção contra desastres, mas a Unioeste não: pelo menos essa é a avaliação da proposta encaminhada para apreciação dos vereadores na sessão de hoje.

OBRIGAÇÃO

O governo do Estado quer tirar a obrigação da conta que supera R$ 250 mil – de 2018 a 2020: total das duas taxas cobradas a Unioeste. Para a Comissão de Economia da Câmara, tudo bem o povo pagar a conta e o Estado ser isentado.