Cotidiano

Gilmar Mendes afirma que jamais foi contra a Lava Jato

RIO ? Após uma série de declarações polêmicas sobre supostos abusos de autoridade dos procuradores envolvidos com a operação Lava Jato, O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou esta noite que ?jamais foi contra? as investigações. Segundo Mendes, está sendo desvendado agora um modelo de administração em que o roubo era uma ?prática corriqueira? e ?profundamente constrangedora?.

? Mas nós temos tido episódios vários de atribuição de vazamento que comprometem as próprias investigações e a honra das pessoas ? ressaltou, depois de participar de um seminário sobre Justiça do Trabalho na Fundação Getúlio Vargas. ? Estou na verdade defendendo o Lava Jato ao afirmar: ?observem os parâmetros legais, não descumpram o que estabelecido na lei?. Juízes e delegados não estão acima da lei. O combate ao crime não se faz cometendo um crime.

Questionado sobre a atuação dos procuradores, Mendes afirmou que é importante que ?todas as autoridades saibam que estão submetidas a limites, que é a lei?.

Na manhã desta sexta-feira, o ministro do STF Luís Roberto Barroso, em velada crítica ao colega de Corte, pediu tolerância à diversidade de opiniões. Gilmar, porém, não considera que a declaração de Barroso é um contraponto à sua opinião sobre a Lava Jato.

? Eu também elogio a Lava Jato, mas estou autorizados pela minha experiência de tantos anos a fazer críticas. Mas reconheço que a operação é extramamente importante.

Gilmar afirmou que é necessário aguardar detalhes das investigações para avaliar o indiciamento por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

? São fatos extremamente tristes. Estamos encerrando uma fase importante de alternância de poder e de vitalidade de nossa democracia, porque foi extremamente positivo que forças políticas diferentes chegassem ao poder pelas eleições. E agora estamos encerrando essa fase de forma bastante melancólica. Aquilo que está sendo revelado bastante constrangedor.