Cotidiano

Geraldo Julio cresce e assume liderança em disputa no Recife, diz Ibope

geraldo julio.jpg

RIO ? O atual prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), assumiu a liderança nas intenções de voto na capital pernambucana, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira. Geraldo, que busca a reeleição, aparece com 38% da preferência do eleitorado, contra 27% de João Paulo (PT), candidato que liderava no levantamento anterior do Ibope, realizado no fim de agosto. Naquela ocasião, o petista tinha os mesmos 27% de intenções de voto, segundo o Ibope, contra 26% do atual prefeito, que cresceu portanto 12 pontos percentuais entre as duas pesquisas.

Daniel Coelho (PSDB) aparece com 13% na pesquisa divulgada nesta quinta. Priscila Krause (DEM) tem 4%, Edilson Silva (PSOL) tem 3% e Carlos Augusto (PV) aparece com 1%. Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO) não atingiram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 10%. Não sabem ou não responderam, 4%.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95% ? ou seja, a chance de que a pesquisa retrate a realidade do eleitorado é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal ?Folha de Pernambucano?, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo PE-09778/2016. O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 9 e 13 de setembro.

O Ibope simulou também um eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados nas pesquisas até aqui. Nesse cenário, Geraldo Júlio (PSB) teria 50% das intenções de voto, contra 33% de João Paulo (PT). Brancos e nulos somariam 12%, e 5% não souberam ou não quiseram responder. O atual prefeito tem a segunda menor rejeição entre os candidatos: 20%, mais apenas do que Daniel Coelho (PSDB), que tem 19%. A maior rejeição é de Pantaleão (46%), seguido por Simone Fontana (33%), João Paulo (32%), Carlos Augusto (31%), Edilson Silva (30%), Priscila Krause (26%), além de Geraldo e Daniel Coelho.