Cotidiano

Geddel diz que governo não atuou na votação da anistia do caixa 2

BRASÍLIA – O ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) afirmou nesta terça-feira que o governo Temer não participou de negociações com líderes dos partidos na Câmara que levaram à manobra para votar anistia ao caixa 2 na noite de segunda-feira. A operação acabou frustrada pela forte reação de deputados contrários à aprovação da anistia.

? Não vi o texto, não fui consultado. Sei que este é um assunto que vem sendo tratado no Congresso ? afirmou Geddel, que defende o debate sobre a criminalização do caixa 2 e a anistia

Para o ministro, a confusão da noite de segunda-feira serviu para que o tema viesse à tona e passasse a ser discutido.

Geddel disse ter opinião favorável à anistia, enfatizando que se o caixa 2 não tem uma legislação específica que o tipifique como crime, não existirá um perdão a políticos que se beneficiaram de recursos não contabilizados. O ministro ressaltou que a opinião é pessoal e não do Palácio do Planalto ou do presidente Michel Temer.

? O Ministério Público Federal mandou para a Câmara um projeto que sugere a criminalização do caixa 2. Se pede isso, é lícito supor que caixa 2 não é crime. Então, é importante estabelecer penalidades aos que infringirem a lei. Agora, quem foi beneficiado por caixa 2 no passado, não pode ser penalizado e para esses casos. Não trataria como anistia porque anistia serve a quem cometeu um crime. No caso do caixa 2, se não tem crime, não tem anistia ? disse Geddel, complementando:

? Esse debate tem que ser feito sem medo, sem preconceito, sem patrulha, e sem histeria.