Cotidiano

G7 assume compromisso com esforços para o crescimento global

201605270315536738_RTS.jpg

ISE-SHIMA, Japão – O G7, grupo que reúne as principais economias mundiais, prometeu nesta sexta-feira buscar forte crescimento global, enquanto discutiram sobre o mercado cambial e políticas de estímulo e expressando preocupação com a Coreia do Norte, Rússia e disputas marítimas que envolvem a China.

Os líderes do G7, que participaram de uma cúpula na região central do Japão, prometeram usar ?todas as ferramentas políticas? para impulsionar a demanda e aliviar as restrições de oferta.

?O crescimento global permanece moderado e abaixo do potencial, enquanto os riscos de fraco crescimento persistem?, disseram por meio de declaração. ?O crescimento global é a nossa prioridade urgente.?

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que o G7 divide ?um forte sentimento de crise? sobre a perspectiva global.

?O risco mais preocupante é contração da economia global?, liderada pela desaceleração nas economias emergentes, disse Abe em entrevista coletiva depois de presidir a cúpula de dois dias. ?Há um risco de a economia mundial cair em crise se as respostas políticas adequadas não forem feitas.?

No geral, por meio da declaração de 32 páginas, o G7 se comprometeu com taxas de câmbio baseadas no mercado e evitar a ?desvalorização competitiva? de suas moedas.