Cotidiano

Futuro de Angra 3 será decidido após investigações da PF

RIO – A decisão sobre o futuro das obras da usina nuclear de Angra 3 será tomada somente após a conclusão das investigações que vêm sendo realizadas pela Justiça e pelo Ministério Público Federal a respeito do caso de corrupção envolvendo as obras, descoberto pela Polícia Federal em um desdobramento da Operação Lava-Jato. A informação foi dada nesta quinta-feira pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho, que esteve no Rio.

? Vamos esperar as investigações da Justiça e do Ministério Público se encerrarem para que a gente possa fazer o nosso encaminhamento ? destacou o ministro.

Fernando Coelho explicou, contudo, que o futuro da usina nuclear de Angra 3 também fará parte do plano estratégico da Eletrobras que está sendo elaborado e deverá ser concluído até outubro próximo.

As obras de Angra 3 foram paralisadas em setembro do ano passado em função das descobertas de irregularidades encontradas pela Polícia Federal sobre contratos de empreiteiras que desviavam recursos da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras responsável pela usina. As investigações levaram à prisão, entre outros, de Othon Luiz Pinheiro da Silva, o então presidente da Eletronuclear que era um dos mais conceituados cientistas nucleares do país.

A construção de Angra 3 tinham sido retomada em 2009, depois de ter ficado parada por falta de recursos há 23 anos.