Esportes

Futebol: arbitral definiu a disputa do Campeonato Paranaense de 2021

Estadual tem início previsto para 28 de fevereiro e o término previsto para 23 de maio, com a mesma fórmula deste ano

Nesta quinta-feira (10), representantes das doze equipes – Azuriz, Athletico, Cascavel CR, Cianorte, Coritiba, FC Cascavel, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e Toledo – que disputarão o Campeonato Paranaense de 2021 participaram online do arbitral para definir os detalhes da competição. O Campeonato Paranaense 2021 terá início previsto para 28 de fevereiro e o término previsto para 23 de maio, tendo a fórmula repetida da competição deste ano.

Sistema de disputa

1ª Fase
Os clubes se enfrentam em turno único, com seis mandos de campo para os classificados de primeiro a sexto lugares na classificação geral da competição na temporada anterior, e cinco mandos para os demais, conforme tabela de jogos a ser divulgada pelo Departamento de Competições da FPF.

Seguem para a segunda fase os 08 melhores classificados ao final do turno único e os 02 que somarem o menor número de pontos (11º e 12º colocados) serão rebaixados.

2ª Fase
Nas quartas de final, os 8 classificados serão divididos em 04 grupos com 02 clubes e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta.  O mando de campo da segunda partida será atribuído ao clube com a melhor classificação na primeira fase. Classificam-se para a terceira fase os 04 clubes que somarem o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta fase.

Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado o primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, a disputa será nas penalidades.

3ª Fase
Na semifinal, os 04 classificados serão divididos em 02 grupos (“E” e “F”) e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta.

O mando de campo da segunda partida será atribuído ao clube que houver somado o maior número de pontos ganhos, considerados os resultados obtidos na primeira e segunda fases. Classificam-se os 02 clubes que somarem o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos.

Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado o primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, a disputa será nas penalidades.

4ª Fase
Na final, os 02 classificados formam o Grupo “G” e jogarão partidas de ida e volta.

O mando de campo da segunda partida será atribuído ao clube que houver somado o maior número de pontos ganhos, considerados os resultados obtidos na primeira, segunda e terceira fases. Será considerado Campeão o clube que somar o maior número de pontos ao final da segunda partida, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta fase.

Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado o primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados pênaltis até conhecer o vencedor.

Na reunião também ficou definido que não haverá limite de quantidade de atletas para registro e que os mesmos podem ser inclusos no BID-e até o último dia útil anterior à oitava rodada da primeira fase. Serão disponibilizadas vagas para o Campeonato Brasileiro da Série D de acordo com o ranking nacional de clubes da CBF.