Cotidiano

Frio continua a impulsionar o comércio no Paraná

No acumulado do ano (janeiro-maio/2016 em relação a janeiro-maio/2015), o índice de vendas continua negativo, com -7,09%.

Curitiba – As quedas das temperaturas registradas no Paraná entre abril e maio ajudaram a impulsionar as vendas do comércio, que demonstraram leve incremento entre esses dois meses, na ordem de 1,96%. O índice é puxado principalmente pelos setores de calçados (36,73% de aumento), óticas (17,63% de aumento), vestuário e tecidos (17,44% de aumento). Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio, realizada mensalmente pela Fecomércio PR.

Além das baixas temperaturas, o Dia das Mães foi um dos grandes aliados do comércio no mês de maio, já que os setores mais apontados por sondagem realizada pela Fecomércio PR para a data comemorativa foram roupas, bolsas e calçados. Esses itens ocupavam o primeiro lugar nas possibilidades de presentes, sendo a escolha de 45% daqueles que pretendiam comprar algum mimo para as mães.

Supermercados e hipermercados tiveram queda de 4,53% nas vendas em maio, na comparação com o mês de abril. Isso pode ser sinal de mudança nos padrões de consumo, em termos de marcas ou produtos substitutos de menor valor. A baixa no índice pode estar relacionada à perda de emprego, redução da massa de salários e deterioração do poder de compra.

No acumulado do ano (janeiro-maio/2016 em relação a janeiro-maio/2015), o índice de vendas continua negativo, com -7,09%.

Indústria

A indústria paranaense não reage. Esta é a constatação feita pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) a partir dos resultados dos Indicadores Conjunturais relativos ao mês de maio. Os três principais índices que compõem o levantamento, vendas industriais, compras industriais e nível de emprego, apresentaram nova queda, agora na comparação de janeiro a maio deste ano com o mesmo período do ano passado.

Com os resultados, a indústria paranaense amarga o terceiro mês consecutivo de queda, caindo para os níveis de vendas registrados em 2007. Em vendas industriais, o recuo foi de 3,78% se comparados os cinco primeiros meses de 2016 contra o mesmo momento de 2015. Se comparado os dois meses de maio, deste ano e do ano passado, a queda é de 5,96%. No mês a mês, a retração é de 1,55%.