Cotidiano

Frente vai tratar da obesidade infanto-juvenil

Alertar a população e conter os índices alarmantes de crianças e adolescentes obesos, que nos últimos 20 anos triplicaram, é o objetivo da Frente Parlamentar Mista do Combate e Prevenção da Obesidade Infanto-juvenil, criada nesta semana e presidida por seu proponente, o deputado federal cascavelense Evandro Roman.

“É fundamental levarmos à população os dados que mostram que estamos nos encaminhando para uma epidemia. O poder público tem a obrigação de atuar de forma a reduzir os índices de obesidade por meio do diálogo e de ações concretas. Em alguns anos, a obesidade poderá reverter muitos dos benefícios à saúde que contribuíram para o aumento da longevidade, e não podemos assistir sem que atuemos efetivamente no combate desse mal”, diz Roman.

Segundo ele, a Frente vai focar em três frentes. “É fundamental unir atividade física, alimentação saudável e sono de qualidade. A partir dessa percepção, vamos adotar medidas que efetivamente alterem os hábitos das crianças e adolescentes, porque só a mudança de hábito é capaz de reverter o quadro da obesidade”, explica.

DADOS ALARMANTES

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Brasília, a obesidade e outras 26 doenças relacionadas ao excesso de peso custaram R$ 488 milhões ao SUS apenas em 2011. E dados do Ministério da Saúde mostram que 72% das mortes no País são em decorrência das doenças crônicas causadas pela obesidade. “Isso é gravíssimo porque seremos em pouco tempo um país de obesos que morrem em decorrência da obesidade”, ressalta Roman.