Cotidiano

Freixo sobre queda em pesquisa: ?Sigo em 2º. Rejeição vai decidir voto dos indecisos?

P_20160912_134153_1.jpgRIO ? Depois de ter perdido três pontos percentuais nas intenções de votos medidas pelo Ibope, entre as pesquisas divulgadas em 22 de agosto e na última quarta-feira, o candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, disse que os números não refletem o que ele vê ?nas ruas?, e destacou aspectos positivos para si do levantamento. Agora empatado com Pedro Paulo (PMDB) com a preferência de 9% do eleitorado (Jandira Feghali e Flávio Bolsonaro têm 8%), Freixo acredita que o índice de rejeição poderá ser decisivo na conquista de eleitores indecisos para chegar ao segundo turno.

Entre os candidatos que estão mais bem colocados nas pesquisas, Freixo é o que tem a menor taxa de rejeição (18%). O número de entrevistados que declarou que não votaria de jeito nenhum nos outros candidatos é maior: Pedro Paulo lidera o índice de rejeição, com 36%, seguido de Jandira (35%), Bolsonaro (29%) e Marcello Crivella (PRB), com 24%.

? Mesmo com toda a desigualdade de tempo de campanha, continuamos em segundo. E já se passaram duas semanas de programas na TV, diziam que já estaríamos lá atrás. Acho que a rejeição será decisiva para conseguir votos dos indecisos, que são mais de 20% ainda. E a minha é a menor entre os que têm realmente chance de vencer ? disse Freixo. ? Não vou ficar questionando instituto de pesquisa, mas estes números não são a sensação que temos nas ruas. Como cai minha intenção de votos e ao mesmo tempo cai minha rejeição?

COMÍCIO NA CARIOCA

Empatado com Pedro Paulo, candidato da situação, Freixo viu também a aproximação de Jandira Feghali (PCdoB), outra representante de um partido de esquerda. Mesmo com os dois candidatos tecnicamente empatados, Freixo acredita que irá se beneficiar de um voto útil do eleitorado de esquerda na hora da eleição. Uma onda de voto útil no campo da esquerda será mais provável se as próximas pesquisas indicarem que um dos dois, Freixo ou Jandira, conseguiu abrir vantagem para se destacar como o candidato de esquerda com mais chances de vitória.

? Continuo achando que haverá voto útil, sim. Estamos em segundo, continuaremos com nossa campanha forte nas ruas, na internet, e apresentando nossas propostas. A chance concreta de derrotar o PMDB no Rio é a nossa candidatura ? afirmou.

Nesta quinta-feira, o candidato do PSOL fará um comício no início da noite, no Largo da Carioca, no Centro do Rio, com a presença de militantes e artistas que o apoiam para prefeito.