Cotidiano

Freixo prevê voto útil à esquerda e à direita na eleição do Rio

P_20160908_114641.jpg

A menos de um mês da votação para prefeito do Rio da disputa eleitoral com mais candidatos nos últimos tempo, Marcelo Freixo (PSOL), vice-líder nas pesquisas de intenção de voto, acredita que muitos eleitores decidiram apenas às vésperas do pleito e tendem a fazer o chamado ?voto útil? já no primeiro turno. Na avaliação do psolista, ele, Jandira Feghali (PCdoB) e Alessandro Molon (Rede) são os candidatos do campo de esquerda e a tendência é que o que estiver à frente nos últimos dias de campanha receba a adesão dos eleitores dos outros.

Antes de iniciar a campanha, Freixo, Jandira e Molon se reuniram para anunciar que estarão aliados caso um deles passe para o segundo turno. Boa parte dos eleitores de esquerda do Rio defendia que eles estivessem juntos já no primeiro turno, o que não ocorreu. Embora avalie que no máximo um candidato da esquerda estará no segundo turno, Freixo diz não acreditar em confronto com Jandira ou Molon na brigapor votos deste eleitorado.

? Não acho que vai haver confronto na esquerda. Acho que vai haver voto útil. Vai ter migração de voto. Tanto de um lado quanto do outro, na direita também. Por isso é uma eleição que se decide nos últimos dez dias. É normal que tenha voto útil. Isso não significa que vai haver um enfrentamento entre as candidaturas do mesmo campo ideológico ? disse Freixo nesta quinta-feira. ? É a eleiação mais pulverizada talvez desdea presidencial de 1989. Na direita, são cinco candidatos (Crivella, Flávio Bolsonaro, Pedro Paulo, Osório e Índio da Costa), e também haverá voto útil.

Nesta quinta, Freixo fez panfletagem na Saara, principal centro de comércio popular da cidade, na região central, e deu entrevista à rádio local. Nas mais de mil lojas e escritórios da região, trabalham quase dez mil pessoas. O candidato do PSOL prometeu, caso eleito, instalar banheiros públicos e melhorar a segurança do local.

? São números de uma cidade inteira. Conversando com as pessoas, vi que há necessidade de banheiros e bebedouros públicos, muita gente circula pelas ruas. E também aumentar o efetivo da Guarda Municipal aqui dentro. A Saara arrecada muito em impostos para a prefeitura e merece ter um retorno maior.