Cotidiano

França prende homem por posar em foto com terrorista de Nice

PARIS ? Um homem foi detido sob suspeitas de terrorismo após ter posado para uma foto ao lado de Mohamed Lahouaiej Bouhlel ? o responsável pelo ataque que matou 84 pessoas em Nice, na França. Aos 36 anos, ele foi preso por associação criminosa terrorista cerca de duas semanas após o atentado.

Autoridades afirmam ter encontrado a imagem dos dois juntos na frente do caminhão que o tunisiano de 31 anos usou para atropelar a multidão durante uma festa do Dia da Bastilha. Após o ataque, a Procuradoria da França afirmou que Bouhlel contou com cinco cúmplices para a ação, provavelmente planejada por meses.

Esta é a sexta pessoa presa por suspeita de conexão ao ataque do mês passado, que deixou ainda centenas de feridos e foi reivindicado pelo Estado Islâmico. A França continua em alerta após os recentes atentados ao país. Na semana passada, um padre de 86 anos foi degolado por dois terroristas em uma cidade da Normandia.

No domingo, a polícia francesa decretou a prisão preventiva de dois suspeitos de associação com Abdel-Malik Nabil Petitjean e Adel Kermiche, os responsáveis pelo ataque à igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray. No mesmo dia, muçulmanos e católicos rezavam juntos ontem nas principais catedrais da França para homenagear o sacerdote Jacques Hamel, assassinado no episódio.