Cotidiano

Foz quer regularizar a atenção a estrangeiros

Devido à posição geográfica, o município precisa de tratamento diferenciado de ministério

Foz – O ministro da Saúde Ricardo Barros acaba de garantir apoio para a regularização do atendimento médico prestado a estrangeiros pelo Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu. A unidade é uma das mais procuradas por turistas que visitam a cidade e tem dificuldade em receber honorários do SUS pelos serviços prestados.

Barros esteve em Curitiba nesta semana e o compromisso de contribuir para que a situação seja resolvida aconteceu durante reunião com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e representantes do município no Palácio Iguaçu.  Esse foi um dos assuntos tratados pela prefeita em exercício de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi da Silva, que também esteve na sede do governo estadual.

Para iniciar o processo de avaliação da situação, o ministro disse que é necessário um pedido formal com as justificativas e números da demanda por atendimento a pacientes estrangeiros. “Entendo a importância desse processo e vamos fazer o possível para atender a demanda de Foz”, disse Ricardo Barros. “O ministério e o governo estadual vão unir forças para resolver a questão”, completou Rossoni.

Aumento com Olimpíadas

Além de receber turistas de todas as partes do mundo, o Hospital Municipal de Foz também atende um grande número de paraguaios que buscam soluções de saúde e serviços de urgência e emergência na cidade brasileira. “O hospital é de média complexidade e já atende outros nove municípios paranaenses”, destaca a secretária municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Alice Maria Macedo da Silva.

Alice informou que Foz é a segunda cidade brasileira que mais recebe visitantes internacionais e durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro a tendência é de que o número de estrangeiros aumente na cidade. Também estiveram na reunião na Casa Civil o procurador do município Vitor Hugo Nachtygal e José Borges Bonfim Filho, economista da prefeitura.