Cotidiano

Foz do Iguaçu participa de pesquisa sobre dengue

Foz do Iguaçu – Cinco municípios paranaenses, incluindo Foz do Iguaçu, vão participar de uma pesquisa para verificar a eficácia do veneno contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Participam ainda Paranavaí, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz. De acordo com a chefe do Centro Estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, as regiões foram escolhidas devido à alta incidência da doença.

Serão colocadas armadilhas feitas em vasos de planta, onde são colocados 300 mililitros de água. Em seguida, esses vasos são recolhidos para analisar se os ovos estão mortos.

“O Ministério da Saúde faz um monitoramento sobre a resistência dos mosquitos contra os inseticidas usados nos programas de combate à dengue. O próprio município vai colocar as armadilhas em novembro e dezembro para coletar os ovos e depois serão remetidos para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, para fazer testes com esses mosquitos que vão eclodir”, explicou.