Cotidiano

Fotos mostram EI usando civis de escudo humano para fugir de Manbij

civis.jpgLONDRES ? Fotos mostram militantes do Estado Islâmico (EI) usando civis de escudo humano para escapar da cidade síria de Manbij, no Norte do país. As imagens foram divulgadas pelas Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês), uma semana após a retomada do município.

Apoiado pelos Estados Unidos, o grupo de combatentes curdos e árabes não atacou os extremistas para evitar baixas de civis. Acredita-se que os jihadistas tenham ido para o Norte, em direção à fronteira turca.

Combatentes do SDF tomaram o controle total de Manbij após uma ofensiva de 10 semanas, apoiados por ataques aéreos da coalizão lideradas pelos Estados Unidos contra o EI.

Ao perceberem que a cidade seria retomada, entre cem e 200 militantes reuniram membros de suas famílias, simpatizantes e reféns civis, afirmou o porta-voz da coalizão, Col Chris Garver.

Os civis foram então colocadas com os militantes nos veículos que seguiram para o norte, acompanhados por combatentes do SDF e pela coalizão, disse ele.

? Tivemos que tratá-los todos como não-combatentes. Nós não atiramos. Ficamos observando.

Centenas de civis foram libertados no sábado, enquanto outros escaparam.