Cotidiano

Fórum da micro e pequena empresa ressalta importância do empreender

Mais de 150 pessoas participaram do 1º Fórum Empreender Acic

Cascavel – Mais de 150 pessoas participaram, na tarde e noite de segunda-feira (5) – Dia da Micro e Pequena Empresa -, no auditório da associação em Cascavel, do 1º Fórum Empreender Acic. Empresários de mais de 20 ramos participam de um programa que transforma concorrentes em parceiros. A diretora de Núcleos, Rosemeri Petzold, lembrou que o momento é importante porque marca o sucesso de uma iniciativa que orgulha o setor produtivo e a Acic.

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi a primeira no Paraná a aderir ao programa criando, em 1998, o Núcleo Setorial Moveleiro. Hoje, são mais de 20 núcleos que, além de setoriais, foram subdivididos em multissetoriais e multissetoriais rurais. Mais de 400 empresas, de todos os portes e ramos, estão integradas a um método que é sucesso.

“Conhecemos esse projeto no exterior e então fomos a Joinville (SC) para saber como ele funcionava e o adaptamos à nossa realidade”, diz o gerente regional do Sebrae, Orestes Hotz.

O Paraná foi o segundo estado brasileiro a integrar o programa, que hoje contribui para transformar a realidade de empresas em praticamente todo o Brasil. Em 2002, o Sebrae fez novo aperfeiçoamento no método e então ele passou a ter alcance nacional. “No núcleo é possível ousar, ser criativo e ser inovativo”, disse Orestes, afirmando que o Empreender é uma fonte de perspectivas de melhoria ao negócio.

“Estamos orgulhosos em participar de um evento tão inspirador”, afirmou Fabrício Redivo, do Sicredi.

Para o vice-presidente da Acic, Edson José de Vasconcelos, o Empreender é uma clara representação da capacidade realizadora do empresário.

“Não podemos dar as costas para os problemas, mas temos de ser otimistas, oferecer cursos e capacitações para que as nossas associadas cresçam ainda mais e gerem oportunidades”.

O Fórum foi realizado pela Acic, Empreender, Sebrae, Sicredi, Caciopar, Faciap, CACB e Garantioeste.