Cotidiano

Ford desiste de fábrica no México e investirá nos EUA

NOVA YORK – No mesmo dia em que Donald Trump ameaçou a GM com ?um alto imposto fronteiriço? caso abre uma planta no México, a Ford anunciou que desistiu investir US$ 1,6 bilhão numa fábrica no país vizinho. Em vez disso, anunciou, vai ampliar a produção de veículos elétricos nos EUA.

?A Ford anunciou que cancelou os planos para uma nova planta em San Luis Potosí, no México?, informou a montadora em comunicado, acrescentando que destinará US$ 700 milhões em quatro ano para produzir carros elétricos em Michigan.

Mais cedo, o novo presidente dos EUA usou o Twitter para ameaçar a GM com tributação caso a companhia leve a frente o planto de fabricar no México um modelo da Chevrolet vendido nos Estados Unidos. ?A General Motors entrega automóveis Chevy Cruze, fabricados no México, a seus concessionários dos Estados Unidos sem pagar impostos. Fabriquem nos Estados Unidos ou paguem um alto imposto fronteiriço?, tuitou Trump, que toma posse no dia 20 de janeiro.

Durante a campanha, Trump prometeu retirar-se do Nafta, Tratado de Livre Comércio com México e Canadá. O acordo permite à General Motors fabricar no México e importar para os Estados Unidos livre de impostos.

Também nesta terça-feira, o republicano indicou Robert Lighthizer, advogado especializado em dumping e com histórico de protecionismo, para o cargo de representante do Comércio Exterior, pasta responsável pelas negociações de acordos e tratados comerciais e ações em organismos multilaterais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC).

?O embaixador Lighthizer terá uma missão de destaque representando os EUA na luta por bons acordos comerciais que ponham o trabalhador americano em primeiro lugar?, disse Trump em nota distruída à imprensa por seu comitê.