Esportes

Flamengo se reencontra com a vitória após quatro jogos: 1 a 0 no América-MG

fla1.jpgBELO HORIZONTE – Não foi numa noite de gala, mas o Flamengo, ao menos, fez o seu dever ao vencer por 1 a 0 o lanterna América-MG, ontem à noite. Apesar de jogar na cidade do adversário, o Mineirão teve imensa maioria de torcedores rubro-negro, que vibraram com o gol de Éverton, mas também sofreram sustos durante a partida. Com a vitória, o rubro-negro chegou aos 66 pontos e voltou à segunda colocação. Hoje, jogam adversários diretos: Santos (64 pontos) x Vitória, às 19h30m, e Atlético-MG (60) x Palmeiras (70), às 21h. O resultado de ontem selou o rebaixamento do América.

TABELA: Jogos e classificação da Série A do Brasileiro

Zé Ricardo entrou em campo com quatro desfalques, Alex Muralha e Guerrero, que estavam, respectivamente, com as seleções brasileira e peruana, e os suspensos Réver e Rafael Vaz. Em compensação, ele tinha a volta de Éverton, que não atuava há um mês e formou ataque com Fernandinho e Leandro Damião.

– A gente vinha de quatro resultados ruins, e sabia que seria complicado aqui. A gente venceu, não jogamos como queríamos, mas o importante são os três pontos. Enquanto houver chance, matematicamente, a gente vai lutar até o final. A gente vai dar um secadinha (no Palmeiras, nesta quinta), e se eles derem bobeira a gente vai encostar – comentou o meia Willian Arão.

ZAGA FALHA EM GOL

Apesar de precisar da vitória e ter a torcida no Mineirão a seu favor, o rubro-negro não começou o jogo no controle. Aos 9 minutos, o time ficou muito próximo de tomar um gol quando Jonas cobrou falta frontal à área e a bola explodiu na trave, à esquerda do goleiro Paulo Victor. No rebote, Nixon, com o gol livre, chutou para fora. Aos 19, o centroavante Michael, sozinho na área e em frente a Paulo Victor, furou um voleio de maneira constrangedora.

Aos poucos, o time melhorou, não muito, mas o suficiente, especialmente com o crescimento de Jorge e Diego. Aos 27, o lateral-esquerdo chutou de longe e assustou o goleiro João Ricardo. Cinco minutos depois, o rubro-negro finalmente abriria o placar. Após cruzamento de Jorge, Éverton cabeceou e a bola ainda tocou em Jonas para enganar completamente o goleiro e entrar. Na comemoração, os jogadores fizeram o desafio do manequim, brincando de estátua.

O rubro-negro ainda teve duas chances de marcar no fim, primeiro com Damião, que não conseguiu escorar cruzamento de Fernandinho. Depois, com Willian Arão, que, após escanteio, teve liberdade, mas chutou de canela para fora.

Após um início sonolento de segundo tempo, em que viu o frágil América-MG ameaçar mais, Zé Ricardo mudou o time aos 20 minutos. Cansado, Éverton deu lugar a Gabriel, que deu um bom chute a gol aos 27. Pouco depois, Fernandinho saiu para a entrada de Thiago Santos. No segundo tempo morno, o rubro-negro parecia satisfeito em ganhar pelo placar mínimo, tanto que Zé Ricardo colocou o volante Cuéllar no lugar de Diego nos minutos finais.