Cotidiano

Finados: celebrações definidas

As celebrações religiosas para o Dia de Finados já estão definidas. De acordo com o diretor da Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel), Beto Guilherme, para este ano foram programadas missas nos quatro cemitérios urbanos. E a tradicional Novena de Finados também já foi definida. Ela será realizada no Cemitério Central, em dois horários: às 6h30 e às 19 horas, de 24 de outubro a 1 de novembro.

Ainda segundo Beto, a Acesc já está delimitando os espaços externos aos comerciantes que desejam vender produtos como flores, velas, coroas, guloseimas, entre outros nos locais, durante o feriado. Cerca de 20 já estão inscritos e os interessados ainda podem se inscrever, na Acesc, com o Gustavo. A exemplo de anos anteriores, este ano também haverá fiscalização para evitar a venda sem autorização, com objetivo de coibir preços abusivos e de produtos com má qualidade pelos vendedores ambulantes.

Reformas

A acesc acelera os preparativos para a data e alerta para o fim do prazo para obras nos cemitérios urbanos de Cascavel: construções e reformas em túmulos estão permitidas nos cemitérios Central, São Luiz, Jardim da Saudade e Cristo Redentor apenas até o dia 10 de outubro. Após essa data será possível realizar apenas limpezas leves e trocas de arranjos e flores.

"Isso porque do dia 11 em diante nossas equipes iniciarão os trabalhos internos como limpeza, pintura de calçadas, ruas internas e meio-fio, tudo para deixar os cemitérios prontos para receber os visitantes já a partir do fim de outubro", detalha o superintendente da Acesc, Beto Guilherme.

32 cemitérios

Ao todo Cascavel tem 32 cemitérios, incluindo os quatro urbanos. No interior quase todos já receberam as melhorias necessárias, como limpeza e pinturas de muro. "Também já licitamos os serviços de instalação de tendas e cadeiras para os quatro cemitérios urbanos para a realização das celebrações religiosas", detalha.