Cotidiano

Fiesp pede que BNDES não devolva recursos ao Tesouro

SÃO PAULO ? A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) entregou nesta terça-feira uma lista de reivindicações ?urgentes? à presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques. Entre os pedidos está a não devolução de cerca de R$ 100 bilhões ao Tesouro Nacional, transferidos para o banco de fomento durante os governos passados.

Maria Silvia esteve na entidade para uma reunião com empresários na tarde de hoje. Para a Fiesp, esses recursos deveriam ser ?aplicados em um plano de recuperação econômico-financeiros das empresas; refinanciamento de dívidas vencidas com o BNDES; e financiamento às MPMEs?.

A presidente do BNDES, porém, já negou a possibilidade de não devolução na mesa de reunião.

? Essa conta foi feita para não causar nenhum problema ao banco. A devolução desses recursos é essencial para manter a confiança do mercado e a busca da retomada econômica. Fizemos as contas para preservar a capacidade de emprétimos do BNDES e, ainda assim, contribuir para a redução da dívida bruta do país e para um melhor desempenho fiscal ? afirmou a economista.

Outro pleito dos empresários é a ampliação do montante de recursos par ao financiamento de capital de giro às empresas. Aumentar a quantidade de empresas contempladas no mercado de debêntures, ?incluindo empresas com excessiva alavancagem? também está entre as reivindicações.