Cotidiano

Fiat convoca recall dos modelos Bravo e Novo Uno por problemas no airbag

2012 525609023-2012061115899.jpg_20120611.jpgRIO ? Depois do Jeep Renegade, a FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. anunciou recall de mais dois modelos de veiculos em razão da possibilidade de falha no módulo do airbag. No caso do Fiat Bravo, a campanha envolve veículos nas versões Essence 1.8 16V etorq; Essense 1.8 etorq dualogic; Sport 1.8 16V etorq; Absolute 1.8 16V etorq dual; e Turbo 1.4 16V, todos ano/modelo 2011 e 2013, por causa do defeito no airbag frontal do motorista.

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De acordo com a FCA, a campanha de chamamento tem início na próxima terça-feira, dia 1 de novembro, e abrange 31 automóveis, produzidos em Betim/MG, no período de 21 de dezembro de 2010 a 01 de novembro de 2013, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo 9BD198221B9001311 a 9BD198211E9032630.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a montadora informou ter identificado “uma falha no processo produtivo do fornecedor do componente que consistiu na ausência de carga de propelente (material pirotécnico), para acionamento do segundo estágio de funcionamento do sistema, para um pequeno lote de veículos. O sistema de air bag que equipa os veículos objeto da presente campanha, foi projetado para atuar em até dois estágios, dependendo da severidade do impacto identificado pelos sensores da central eletrônica. Desse modo, o primeiro estágio é destinado à colisão de menor intensidade e a abertura do air bag corresponderá a tal intensidade. Por outro lado, o segundo estágio é destinado à colisão de maior intensidade, cuja pressão demandada para a abertura do air bag será superior ao do primeiro estágio, resguardando em ambas situações a integridade física do motorista. Assim, tal falha poderá, em caso de colisão que demande o acionamento do segundo estágio do air bag do motorista (colisão de maior intensidade), ser insuficiente para a proteção adequada do motorista”. Desse modo, “em caso de colisão de maior intensidade, que demande o acionamento do segundo estágio do air bag frontal do motorista, a ausência da sua ativação poderá ocasionar danos físicos graves ao motorista”.

No caso do Fiat Uno, problema é no dispositivo de segurança do lado do passageiro, e afeta as versões Attractive, Way 1.0, Way 1.4, Evolution e Sporting, ano/modelo 2015/2016, com chassis de 9BD195A6MG0714811 a 9BD195A6MG0752858. No total, 1.522 unidades rodam com a peça defeituosa no Brasil. De acordo com a fabricante, em caso de colisão com acionamento do airbag frontal do passageiro, o inflador do dispositivo de segurança poderá romper-se provocando a dispersão de fragmentos de metal, levando risco aos ocupantes do veículo.

Os proprietários devem agendar a troca gratuita do módulo do airbag em uma concessionária Fiat. O atendimento começa na segunda-feira, dia 31, e deve levar cerca de duas horas.

Mais informações podem ser obtidas junto à FCA, por meio da Central de Serviços ao Cliente FIAT, pelo telefone 0800 707 1000 ou pelo site www.fiat.com.br.