Cotidiano

Festival de Berlim começa nesta quinta com cinebiografia 'Django'

djangofilme.jpgRIO ? A 67ª edição do Festival Internacional de Berlim começa nesta quinta-feira com a exibição da cinebiografia “Django“. O filme, dirigido pelo estreante Etienne Comar conta a história do lendário guitarrista de jazz Django Reinhardt. O evento, que vai até o dia 18, terá ainda a exibição de 12 filmes brasileiros, entre curtas e longas. “Joaquim”, longa de Marcelo Gomes sobre Tiradentes, disputa o Urso de Ouro. Os filmes brasileiros que estarão no Festival de Berlim 2017

Ecoando o sentimento de desilusão da sociedade diante das recentes transformações sociais e políticas do mundo, eixo central do festival este ano, “Django” é centrado na fuga de Reinhardt ? interpretado pelo ator francês de origem argelina Reda Kateb ? da Paris ocupada pelos nazistas, em 1943. Reinhardt foi perseguido pelos nazistas por sua origem cigana.

Segundo o diretor do Festival de Berlim, Dieter Kosslick, o “perigo constante, a fuga e as atrocidades cometidas contra sua família não foram capazes de fazê-lo parar de tocar”.

Apesar de estreante, Comar é um conhecido roteirista e produtor de obras como “Homens e Deuses”, “Meu Rei” e “Timbuktu”. O filme estará ainda na competição oficial, que terá como jurados Wang Quan’an, Diego Luna, Maggie Gyllenhaal, Julia Jentsch, Paul Verhoeven, Dora Bouchoucha Fourati e Olafur Eliasson .