Esportes

Fernando Reis fica em quinto no levantamento de peso

RIO ? Naquela que foi a exibição dos atletas mais fortes da Rio-2016, na noite desta terça-feira, no Pavilhão 2 do Riocentro, o brasileiro Fernando Reis até melhorou sua performance, em relação aos Jogos de Londres-2012. Após o 12º lugar na capital britânica, o atleta paulista terminou em quinto lugar, não alcançando o inédito pódio para o país na modalidade. O ouro foi para o georgiano Lasha Talakhadze, novo recordista olímpico e mundial, enquanto a prata ficou com o armênio Gor Minasyan e o bronze, com Irakli Turmanidze, também da Geórgia.

O levantamento de peso é dividido em duas partes: arranque e arremesso. Na primeira, o atleta tem que levar todo o peso do halteres, de uma só vez, para cima da cabeça. Na segunda, o peso é erguido em dois tempos. O campeão levantou, no total, 473 kg, enquanto o medalhista de prata somou 451 kg e o terceiro, 448 kg. Reis ergueu 435 kg.

No arranque, Reis foi bem-sucedido na primeira tentativa (190 kg) e na terceira (195 kg). O brasileiro, na primeira vez que tentou os 195 kg, não conseguiu. No arremesso, levantou 240, explodindo a torcida. Mas, na segunda tentativa, 245 kg, o brasileiro . Na terceira, tentou 247, mas não conseguiu, era a despedida do anfitrião, que àquela altura, não tinha mais chances de subir ao pódio. Reconhecendo o esforço do paulista, a torcida gritou ‘Fernando, Fernando”.

Os recordes olímpicos e mundiais foram batidos três vezes nesta terça-feira. No arranque, Talakhadze ergueu 215 kg e estabeleceu nova marca. Logo em seguida, o iraniano Behdad Salimmikordasiabi, ouro em Londres-2012 ? mas que acabou desclassificado no arremesso, revoltando a torcida de seu país presente ao Riocentro ?, levantou 216 kg, estabelecendo nova marca olímpica e mundial. Por fim, com os 473 kg, somando o arranque e arremesso, o novo campeão olímpico bateu recorde da competição e mundial.

Atleta da Armênia fratura braço
ao tentar levantar 195kg no arremesso