Esportes

FCC encabeça mudança no PR-18

A temporada 2018 do futebol paranaense terá um dia importante em pleno mês de outubro de 2017. É que nesta terça-feira será definida a fórmula de disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futebol do ano que vem. A reunião arbitral, com a presença dos dirigentes das 12 equipes que têm direito a disputar a competição, está marcada para iniciar às 10h, com representantes da Federação, em Curitiba.

O presidente do FC Cascavel, Valdinei Silva, está na capital do Estado desde ontem em busca de fortalecer a ideia que já é debatida há certo tempo entre os representantes das equipes do interior mais o Paraná Clube. Todos vão sugerir que a primeira fase do campeonato seja disputada com as 12 equipes divididas em dois grupos encabeçados por Atlético-PR e Coritiba.

“Os demais integrantes seriam definidos por sorteio, com os 10 times restantes separados em cinco potes: Londrina e Paraná Clube; Maringá FC e Cianorte; União e Foz do Iguaçu; Rio Branco e Prudentópolis; e FC Cascavel e Toledo. O sistema de disputa seria jogos de ida e volta contra equipes da chave oposta, o que permitiria clássicos regionais e viagens de menor distância. Os quatro melhores de cada grupo avançariam para as quartas de final”, explica Valdinei, um dos idealizadores da nova fórmula.

De acordo com a proposta que será apresentada à Federação pelos Clubes, as quartas de final seriam entre os integrantes do mesmo grupo: 1ºAx4ºA, 2ºAx3ºA, 1ºBx4ºB e 2ºBx3ºB.

“Desta forma o campeonato proporcionaria mais clássicos para as equipes e os torcedores e ainda seria benéfica em relação à logística das equipes nos deslocamentos pelo Estado”, argumenta Valdinei.