Esportes

?Faz mais sentido não ter lugar marcado?

Houve muitas filas no primeiro dia, o sistema não funcionou bem…

A gente teve uma reação rápida e conseguiu conversar com os clientes mais impactados. Foi um trabalho adicional, que a gente não esperava, mas conseguiu conduzir bem.

O que não funcionou?

A gente tomou muito cuidado para pegar o ingresso na arquibancada. A gente sentou em cada cadeira, viu se tinha visão? E isso estava muito bem desenhado quando a gente colocou para venda. Mas houve mudanças de última hora. A câmera de TV estava lá, mas quando colocou a iluminação… Reflete. E isso impacta. Infelizmente, alguns clientes foram impactados.

A que atribui os lugares vazios?

Não é uma única causa. Existem os ingressos com dois jogos, como no vôlei de praia e no futebol. Algumas sessões são um pouco longas, e a pessoa acaba escolhendo o evento a que quer assistir. Têm os ingressos apreendidos com cambistas, que não vão ser vendidos novamente. Pode ter um grupo de clientes que não foi por motivo de chuva. A gente percebe também pessoas comprando eventos apenas para entrar no Parque Olímpico. Ela compra o ingresso mais barato porque quer viver a experiência olímpica.

Vão vender ingressos para o Parque?

A gente não colocou ingresso só para entrar no Parque por questão de segurança. Quando você evacua todas as arenas, as pessoas têm que caber na área comum.

Se você pudesse mudar alguma coisa no esquema, o que faria diferente?

Acho que é um aprendizado que pode ser usado nos próximos Jogos. Faz muito sentido em um evento desse tamanho você trabalhar com lugar não marcado. Principalmente com todos esses ajustes que acontecem. Faz todo o sentido você deixar as pessoas se acomodarem dentro daquela categoria de preço. Quem chega mais cedo, fica mais próximo do atleta, do jogo, e quem chega mais tarde, fica mais para trás. Acho que, para um grande evento, e agora posso falar um pouco mais porque estou no meio da experiência, faz todo sentido trabalhar sem lugar marcado.

Faria em todas as arenas?

Faria em todos os lugares. Sem lugar marcado, as pessoas se acomodam, e não teria esse problema de a pessoa falar ?meu lugar é esse?. ?Não, mas agora é uma posição de câmera?. É muito difícil atender a expectativa de cada um.

Se você fosse um detentor de ingresso, estaria satisfeito com o esquema da primeira semana?

Como um todo na experiência, sim. Como qualquer evento, se você passa por um problema para entrar no evento, ou na alimentação, mas o evento é maravilhoso, você acaba esquecendo um pouquinho do que você passou. Isso acontece em show, teatro. A experiencia como um todo é positiva. Óbvio que temos pontos a melhorar, é o que a gente vem fazendo no decorrer dos dias.

O que mais te incomodou?

O tempo que as pessoas demoraram para entrar. O tempo na fila fora poderia ter sido melhor, mas era uma operação de ajuste. Vocês observaram as alterações de segurança de último momento. Trazer uma empresa nova ou pessoas novas para cuidarem de algo que você já tinha uma equipe… Tem uma curva de aprendizado.

Ainda há ingressos para grandes eventos no próxima semana?

Temos uma cota que somos obrigados por lei a segurar. Dos lugares de mobilidade reduzida e de deficientes. Essas cotas são liberadas no dia dos eventos. São cerca de 400 mil ingressos divididos entre todas as sessões. A gente tenta liberar de manhã. A gente nunca libera de madrugada, não quer que ninguém vire noite comprando ingresso. São liberados entre 9h, 10h. A gente coloca no sistema e, de acordo com o fluxo do site, ele vai liberando. É até acabar, depende do horário da sessão.

Para todos eventos?

Se não atinge a cota de lei, se não vendeu antecipadamente, tem alguma coisa no dia. Não sei precisar o quanto, mas vai ter. Obviamente, lugar de cadeirante não posso vender para uma pessoa que não é cadeirante. Mas de baixa mobilidade pode. São assentos normais. Ao lado de um corredor, na primeira fileira. 6% de cada arena. Por regra geral, sempre tem. Diria que a regra é sempre ter alguma coisa.

Já conseguiu assistir a alguma competição?

Para não falar que não assisti nada, já consegui entrar na arena de natação, mas sem ficar para assistir. Ainda não vi nada. Mas estou feliz que minha esposa já conseguiu ir com o meu filho. Alguém tem que se divertir.