Cotidiano

Famílias criticam suspensão das buscas por avião da Malaysia Airlines

RELATIVES.jpg

SIDNEY ? Após quase três anos, as buscas pelo avião da Malaysia Airlines que desapareceu com 239 pessoas a bordo em março de 2014 foram suspensas sem conclusões nesta terça-feira. Os investigadores completaram uma operação em águas profundas do Oceano Índico na procura por vestígios da aeronave, mas não encontraram nada. As famílias das vítimas consideraram a desistência das autoridades um ato de irresponsabilidade, enquanto ainda pedem respostas sobre o destino dos seus parentes e amigos.

O centro de investigação responsável pelo caso declarou a suspensão da operação nesta terça-feira, depois que equipes percorreram uma área de 120 quilômetros quadrados na procura pela aeronave. Com isso, vem a perspectiva de que o maior mistério da aviação possa nunca ser solucionado.

A falta de informações precisas é particularmente angustiante para as famílias de quem estava a bordo da aeronave. Recentemente, autoridades reconheceram que estavam procurando o avião no local errado. Durante os últimos três anos, os parentes das vítimas pressionam por conclusões da investigação.

O voo MH370 havia deixado a capital da Malásia, Kuala Lumpur, em direção a Pequim. Destroços foram encontrados em Madagascar, mas apenas sete deles tinham alta probabilidade de pertencer ao Boeing 777 desaparecido.