Cotidiano

Familiares enfrentam dificuldades para confirmar transferência de presos

MANAUS ? Somente na tarde desta terça-feira os familiares dos 130 presos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) que foram transferidos para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoal, localizada no centro de Manaus, puderam ter acesso a lista dos detentos que foram enviados para a cadeia. A troca foi realizada após o confronto entre facções que resultou na morte de 56 detentos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), entre domingo e segunda.

A dona de casa Francisca Souza conta que ainda estava no impasse de saber se seu filho estava entre os transferidos, pois não recebia nenhuma informação efetiva do seu paradeiro.

? Eu cheguei aqui 8h. Já fui no IML (Instituto Médico Legal) pra saber se ele ainda está vivo. Não me passaram nada. Vim pra cá e estou desde cedo e sigo sem informações. Eles chamam alguns nomes, mas é uma desorganização muito grande. Estou angustiada, pois quero saber se meu filho está vivo ? disse Francisca.

A também dona de casa Nereide Santos relata que quase nenhuma informação lhe foi repassada. Ela foi infornada no IML que seu filho estava na Cadeia Pública. Nereide aproveitou a oportunidade e já trouxe os pertences do filho, que cumpre pena de roubo.

? Eles demoraram muito pra colocar a lista. Eu estava angustiada, mas já tinha ido no IML e me informaram que ele estava aqui. Viemos ontem, mas não fomos atendidos. Voltei hoje pela manhã e somente agora pela tarde que eles receberam as coisas que trouxemos ? destacou.

PRESÍDIO DESATIVADO

Em setembro de 2013, após um mutirão penitenciário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o conselheiro Guilherme Calmon pediu o fechamento da Cadeia Pública. Na época, Calmon disse que a desativação era necessária devida a superlotação dos detentos no local e pelas condições subumanas a que estavam sujeitos os detentos do presídio.

Apenas em outubro de 2016, o estado fez a transferência dos detentos para os demais presídios do estado. O prédio histórico, localizado na Avenida Sete de Setembro, Centro, Zona Sul de Manaus foi entregue à Secretaria de Estado da Cultura.