Cotidiano

Faltam 26 mil eleitores para garantir o segundo turno em Cascavel

Fórum não interromperá o atendimento nos dias 23 e 24 deste mês

Cascavel – O processo de biometria em curso no Fórum Eleitoral de Cascavel virou questão de honra para o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná). Tanto assim que o presidente Jucemar Novochadlo esteve na terça-feira (12) na cidade pela segunda vez em menos de duas semanas.

A presença constante do desembargador na Capital do Oeste está diretamente relacionada com o risco da perda do direito ao segundo turno na eleição deste ano para a Prefeitura Municipal. A 17 dias do fim do cadastramento, ainda estão faltando 26 mil eleitores para atingir os 200 mil necessários para assegurar os dois turnos.

Até na manhã de terça, quando Novochadlo esteve no Fórum Eleitoral, 173.200 eleitores da cidade já haviam feito o cadastramento biométrico. Por conta disso, o presidente do TRE anunciou que o Fórum não interromperá o atendimento nos dias 23 e 24 próximos (sábado e domingo).

O plantão nessas datas irá das 9h às 17h e atenderá prioritariamente aos eleitores que têm dificuldade para fazer o cadastramento entre a segunda e a sexta-feira por conta do trabalho ou de estarem residindo em outras cidades.

Procura aumenta

“O número de atendimentos vem aumentando com a proximidade do fim do cadastramento biométrico. A nossa expectativa é de que a demanda dobre nas duas últimas semanas”, afirmou Jucemar Novochadlo, ressaltando que o Fórum cascavelense está preparado para realizar mais de duas mil biometrias por dia.

“Será uma perda enorme para Cascavel sem o segundo turno. Trata-se de uma cidade polo da região, por isso é importante mantê-lo”, disse o presidente do TRE-PR sobre o segundo turno.

Novo Fórum

Jucemar Novochadlo veio a Cascavel também para conferir in loco as obras do novo Fórum Eleitoral da Cidade. Ele confirmou para o próximo dia 22 a inauguração do prédio, que está recebendo investimento superior a R$ 2,6 milhões. Localizada no Bairro Santo Onofre, o novo Fórum é bem mais amplo que o atual, com 1.623 metros quadrados de área construída.

“A inauguração será dia 22, porém o início do atendimento ao público ocorrerá somente em maio, quando irá encerrar também o prato para alistamento de novos eleitores”, adiantou.