Cotidiano

Facebook vai impedir direcionamento racial de alguns anúncios

2016_920239616-facebook.jpg_20160630 (1).jpg RIO- O Facebook informou, nesta sexta-feira, que vai impedir que anunciantes usem critérios raciais para direcionamento de alguns anúncios na rede social. A decisão vem após críticas de que as empresas podem usar indevidamente a ferramenta que foi pensada inicialmente para facilitar o alcance de grupos étnicos com publicidades relevante para eles. facebook

Apesar da boa intenção, o dispositivo passou a ser alvo de críticas de políticos e ativistas de direitos humanos por permitir que as companhias impeçam usuários de certos grupos étnicos de ver determinadas peças publicitárias.

O Facebook vai desativar a ferramenta, chamada “afinidades étnicas”, para anúncios que oferecem moradia, emprego e concessão de crédito, porque são áreas onde historicamente diversas etnias têm enfrentado discriminação.

” Há muitos usos não-discriminitarório da nossa ferramenta de afinidade étnica nessas áreas, mas concluimos que podemos proteger melhor contra a discriminação suspendendo esse tipo de publicidade”, escreveu Erin Egan, gerente de Privacidade do Facebook.

A partir de agora, a política de privacidade do Facebook vai exigir um compromisso dos anunciantes de que não farão publicidade discriminatória na rede social. A empresa também fornecerá insumos para conscientizar os anunciantes sobre publicidade relacionada à habitação, emprego e crédito.