Esportes

F-Academy Sudamericana adia a etapa de Cascavel

A greve dos caminhoneiros forçou o adiamento da etapa de Cascavel da Fórmula Academy Sudamericana anteriormente marcada para o próximo dia 10. A etapa, que passou a ser a abertura do campeonato com premiações divididas em etapas e uma final com o troféu de campeão sul-americano, será realizada no dia 24 do mesmo mês e no Autódromo Zilmar Beux.

O reflexo causado pela parada total do sistema de transporte rodoviário no País inviabilizou a produção da prova da nova categoria de monopostos que usará em sua maioria autódromos brasileiros em suas etapas – apenas a última etapa será no Uruguai. Além da impossibilidade de locomoção da carreta que ficou na alfândega entre o Uruguai e o Brasil, o tempo de normalização do fluxo das estradas brasileiras e reabastecimento geral do País afetaram a programação antecipada de viagem e estada de pilotos e estrutura técnica da montagem da prova de Cascavel.

A carreta com 16 carros da Fórmula Academy Sudamericana (ex-Fórmula 4 Sul-Americana) deve chegar no meio da semana ao Autódromo Zilmar Beux, onde os carros serão descarregados e passarão por uma revisão para a semana da prova. A Linardi Sports está acertando com o Automóvel Clube de Cascavel um treino oficial para quinta-feira (dia 21) com os pilotos inscritos. “Os carros estão prontos para entrar na pista sem qualquer necessidade de acertos mecânicos. Estão montados revisados e homologados pela Codasur (Confederação Desportiva Automobilística Sul-Americana)”, conta o piloto-empresário argentino e diretor de competição da F-Academy Sudamericana, Gerardo Tato Salaverria, que confirma ter até agora 12 pilotos inscritos para o campeonato de 2018.

Calendário da F-Academy
Rodadas duplas
Copa 1
24 de junho Cascavel (PR)
22 de julho – Londrina (PR)
05 de agosto – Interlagos (SP)
Copa 2
23 de setembro – Campo Grande (MS)
14 de outubro – Velo Cittá (SP)
25 de novembro – Interlagos (SP)
Prova Final
9 de dezembro – Montevideo (UY)

Classic já tem 24 inscritos para a preliminar da Cascavel de Ouro

Novidade na programação da Cascavel de Ouro para a edição de 2018, a Gold Classic, torneio para pilotos de carros clássicos e antigos, tem superado as expectativas da comissão organizadora. Marcada para 16 e 17 de novembro no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, a competição reunirá pilotos e equipes de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, a considerar as inscrições já confirmadas.

São 40 vagas disponíveis no grid. Dessas, 24 já estão preenchidas. Serão sete as categorias em disputa na Gold Classic: Força Livre, Gran Turismo Super, Gran Turismo Light, Turismo Super, Turismo Light, Fusca Cup e Speed Fusca.

Rafa Matos

Um mês de pausa bem aproveitado para desenvolver o equipamento e fazer ajustes no Chevrolet Camaro 88 da equipe Coleman/3D Dimensional. Agora é hora de voltar a acelerar para o mineiro Rafa Matos na quarta etapa da Trans-Am Series. Com a motivação extra de defender a liderança na categoria TA2, desta que é uma das mais tradicionais séries para carros de turismo dos EUA, ainda por cima no traçado que marcou a estreia no certame, há um ano. O circuito de rua de Belle Isle, em Detroit, é o desafio para o fim de semana, com direito a duas corridas, uma hoje e outra amanhã.

Motocross

A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross será realizada em Nova Alvorada do Sul (MS), localizada a 116 km de Campo Grande, nos dias 9 e 10 deste mês. As disputas acontecem no motódromo Pedro Stradiotti, localizada às margens da rodovia BR-163, no KM 371.

F-Indy

Depois das 500 Milhas de Indianápolis, disputada no último domingo, a Fórmula Indy terá um fim de semana de fortes emoções. Detroit será sede da rodada dupla da oitava etapa da temporada. A corrida 1 será disputada hoje e a Corrida 2 amanhã.