Cotidiano

Explosão foi ato de terrorismo, afirma governador de Nova York

A bomba que explodiu em Nova York, na madrugada de ontem, ferindo 29 pessoas, foi um ato de terrorismo, afirmou o governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo. Porém, não há ainda nenhum indício de ligações com grupos internacionais, acrescentou o governador. A informação foi dada em primeira mão pela BBC.

? Quem quer que tenha colocadi essas bombas, vamos encontrá-los e eles serão levados à justiça ? disse Cuomo.

A explosão ocorreu em frente a uma associação de ajuda a deficientes visuais, no bairro de Chelsea, em Manhattan. Horas depois, um segundo aparato explosivo foi encontrado a alguns metros do local e retirado com segurança pela polícia. O objeto seria uma panela de pressão concectada por fios a um telefone celular, mas não se sabe se é o mesmo tipo de dispositivo que provocou a explosão em Chelsea, nem se ele possui alguma ligação com o ocorrido.

.mun_panela.jpg

Na manhã deste domingo, o prefeito de Nova York, Bill di Blagio, disse, em entrevista coletiva, que a explosão foi um evento muito sério e se tratou de um ato intencional, mas acrescentou que, aquele momento, não havia indícios de ter sido um ato de terror.

Mil policiais extras foram deslocados para reforçar a segurança em centros de transportes da cidade.

Info mapa Chelsea