Cotidiano

Expectativa positiva é a maior em quatro anos

Cascavel – Os empresários do comércio paranaense estão mais otimistas neste início de ano. De acordo com a 33ª Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, Serviços e Turismo, elaborada pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), 59% dos empresários possuem boas expectativas para este primeiro semestre de 2018.

Na edição anterior da pesquisa, referente ao segundo semestre de 2017, o percentual de expectativas favoráveis era de 58%. E em relação ao 1º semestre de 2017, o otimismo estava ainda mais baixo, de 49%.

Outra parcela do empresariado, 25%, ainda não possui opinião definida sobre as receitas para este ano, o que demonstra a insegurança dos gestores com relação ao futuro. Na edição anterior da pesquisa, o índice de indefinição foi de 24%.
Os empresários com expectativa desfavorável correspondem a 12%, indicador semelhante aos 11% da edição anterior do estudo. Já os que estão indiferentes, e acreditam que tudo permanecerá da mesma forma, são 4%. No segundo semestre de 2017 essa era a projeção de 7% dos entrevistados.

Desde 2014 a confiança do setor terciário começou a declinar, sendo reconquistada aos poucos a partir do 2º semestre de 2016. Este foi o quarto crescimento consecutivo do otimismo dos empresários registrado pela pesquisa da Fecomércio PR.

Dificuldades

Dentre as principais dificuldades apontadas pelos empresários para este semestre, as mais citadas foram instabilidade econômica, carga tributária elevada, aumento no custo das mercadorias e clientes descapitalizados.

Por regiões

No Estado, os empresários da região sudoeste são os mais otimistas, com 68,4%. Em seguida está a região de Ponta Grossa e Campos Gerais, onde o percentual de gestores com a sensação de que o faturamento neste primeiro semestre será melhor é de 66,7%.

Londrina e sua Região Metropolitana figuram em terceiro lugar com maior concentração de perspectivas favoráveis, com 66%. O empresariado da região oeste paranaense registra 65,4% de confiança, enquanto na capital o otimismo é de 55,8%.
Maringá é a cidade com menor percentual de gestores com expectativa favorável, com 44,4%.