Cotidiano

Ex-participantes recordam comentários sexistas de Trump nos bastidores de ?O Aprendiz?

201610031242131994_AP.jpgNOVA YORK ? Se ?O Aprendiz? fez de Donald Trump uma estrela de TV e o conferiu uma marca global que balizasse o lançamento de sua carreira política, a revelação dos bastidores do mesmo programa podem colar à imagem do candidato republicano à Casa Branca mais evidências de sexismo. Nos anos em que apresentou o reality show, de acordo com relatos de funcionários e participantes, o milionário menosprezava de forma constante as mulheres com quem contracenava. A agência Associated Press ouviu mais de 20 ex-participantes e ex-membros da equipe, segundo quem, por exemplo, o empresário classificava as concorrentes em função do tamanho dos seios e citava quais gostaria de levar para a cama.

O formato da atração propunha aos participantes cumprir tarefas enquanto competiam por postos de trabalho nas empresas de Trump. Prestes a disputar o voto popular com a democrata Hillary Clinton, o milionário viu seu comportamento em relação às mulheres se transformar em um tema central da campanha à Presidência. Neste contexto, ex-participantes e ex-funcionários decidiram falar à agência sobre o que consideravam uma conduta inapropriada do empresário no set de filmagem. As entrevistas, feitas isoladamente, geraram relatos coincidentes, afirmou a AP.

Oito deles, por exemplo, recordaram o momento em que o apresentador disse a uma camerawoman que ela tinha ?um belo traseiro?, ao comparar o atributo com o de sua filha, Ivanka. E não foi apenas uma vez: a funcionária chegou a reclamar com colegas próximos da postura do chefe. De acordo com a participante Gene Folks, que estrelou o reality em 2010, Trump pediu na temporada que as concorrentes mulheres portassem vestidos mais curtos e decotados.

? Se não contestássemos, ele perguntava ao redor: ?Acha essa atrativa? Dormiria com ela?? ? contou Gene. ? Era muito estranho, porque ele parecia muito profissional.

Vários membros ainda relataram que o milionário pediu a uma concorrente que ?desse uma voltinha? para que pudesse analisá-la. Poppy Carlig, alvo do comentário, rebateu à AP que considerou o episódio ?uma brincadeira?.

? Não acho que ele tivesse más intenções. Ele me disse que lembrava a filha dele, o que me pareceu comovente. Sei o quanto ele valora a família ? opinou Poppy.

Já Randal Pinkett, vencedora da competição em 2005, não poupa o apresentador: disse que lembrava bem do milionário citar com que participantes gostaria de se deitar, apesar de ter casado no mesmo ano com a ex-modelo Melania Knauss. ?Não te parece bonita??, ele dizia ? na interpretação de Randal, a insinuar que gostaria de ter algo com a mulher que mirava.

A ex-produtora Katherine Walker, da mesma forma, recordou que Trump falava ?com frequência? sobre o corpo das mulheres durante as cinco temporadas em que trabalhou com ele. O milionário especulava, segundo Katherine, quais seriam ?uma tigresa na cama?. Durante uma das reuniões em que fechava o episódio com o tradicional bordão ?Você está demitido!?, o magnata perguntou aos participantes do sexo masculino se eles dormiriam com uma determinada candidata. Em seguida, expressou que ele mesmo gostaria.

? Todo mundo tentou parar de falar, e a mulher se encolheu em seu assento ? lembra um ex-funcionário, que não quis se identificar.

A campanha de Trump rechaçou as acusações. ?Estas acusações bizarras, sem base e totalmente falsas, inventadas por ex-empregados ressentidos e oportunistas, sedentos por publicidade, carecem de completo mérito?, afirmou a porta-voz de campanha de Trump, Hope Hicks, que ressaltou o apoio à candidatura republicana por parte de ?muitos empregados de um dos programas mais populares de todos os tempos?. Ela se recusou a responder perguntas específicas, segundo a AP.

Alguns entrevistados frisaram que nunca haviam ouvido qualquer comentário que os incomodassem por parte do milionário. Outros temeram falar à reportagem por medo de terem as carreiras prejudicadas. Doze dos vinte consultados, no entanto, falaram abertamente sobre a conduta inapropriada do apresentador. A maioria não quis opinar sobre as eleições de novembro ? mas a maior parte dos que abriram o voto negaram apoio a Donald Trump.