Cotidiano

Evento destaca potencial da agricultura familiar

Cerca de 900 mulheres e jovens da região Oeste atendidos pela federação participaram da programação

Cascavel – O 7º Encontro Interestadual da Mulher Rural e o 3º Encontro Estadual da Juventude, promovidos pela Unicafes-PR (Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná), foram realizados ontem, na Associação Coopavel, em Cascavel.

Cerca de 900 mulheres e jovens da região Oeste atendidos pela federação participaram da programação, que teve início com direito a apresentação musical e seguiu ao longo do dia com diversas ações de entretenimento e motivação.

“É um momento de festividade e também para levar informações às mulheres e incentivá-las a participar de programas da agricultura familiar e cargos de diretorias em cooperativas e na sociedade civil organizada”, disse a diretora da Secretaria da Mulher da Unicafes-PR, Janete Rotava.

O diretor da Secretaria da Juventude, Luiz Fernando da Costa, ressalta que para os jovens o encontro serve como troca de experiência e de muito aprendizado. “No decorrer do ano eles participam de atividades de formação e agora têm a oportunidade de compartilhar informações sobre a cultura de cada região e são valorizados pela permanência no campo”.

Rodrigo Dela Libera Mendes, de 19 anos, aceitou o convite para interagir com outros jovens. “Trabalho com a família na produção de leite e essa é a primeira vez que participo de um evento assim. Espero voltar para casa com novos conhecimentos e melhorar ainda mais nossas atividades”, disse.

Além de palestras e dinâmicas, o evento também ofereceu espaço para uma feira de artesanato e produtos do campo. “Faço parte do grupo de mulheres agricultoras de Santa Izabel do Oeste e vim expor lençóis que produzo. Gostei dessa iniciativa e espero participar outras vezes”, afirmou Lurdes da Cunha.

A tão esperada fase final e premiação da 3ª edição do Projeto de Receitas Cultivando Sabores da Roça também ocorreu ontem. Entre os pratos apreciados estavam torta de pão, salame caseiro, escondidinho de charque, rocambole de mandioca e espinafre, entre outras especialidades preparadas pelas agricultoras.