Cotidiano

Eurogrupo pressiona Grécia por reformas

BRATISLAVA (ESLOVÁQUIA) – Os ministros das Finanças da zona do euro pressionaram a Grécia nesta sexta-feira para voltar ao trabalho e acelerar a reforma com a qual concordou em um pacote de resgate antes de receber uma nova parcela de dinheiro.

Sob um acordo assinado no ano passado com os países da zona do euro, com o Banco Central Europeu (BCE) e com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Grécia pode receber ajuda financeira de até ? 86 bilhões até 2018, em troca de reformas.

O Eurogrupo, que compreende os ministros das Finanças da zona do euro, aprovou uma parcela de ? 10,3 bilhões para a Grécia em maio, de todo o pacote. Iniciais ? 7,5 bilhões desse montante haviam sido transferidos para Atenas, com o restante disponível para a Grécia até o final de outubro se ela cumprir algumas condições.

Os ministros, em uma reunião informal em Bratislava nesta sexta-feira, expressaram preocupações de que o país, que deveria atualizar o grupo, estava se atrasando em seus esforços.

A Grécia deve cumprir 15 reformas em setembro, incluindo planos de privatização e mudanças no setor de energia, para obter os ? 2,8 bilhões finais disponíveis nesta parcela.

Com uma dívida de mais de 175% do Produto Interno Bruto e depois de três planos de resgates financeiros internacionais, Atenas espera que seus credores oficiais vão especificar as medidas de alívio da dívida até o final deste ano.