Cotidiano

Eunício diz que "novela pelo comando da CCJ" não é sua e sim da bancada

BRASÍLIA – O PMDB ainda não chegou a um consenso, e a definição sobre o nome do partido para comandar a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) pode ficar para quarta-feira. A briga interna reflete, nos bastidores, uma disputa de poder dentro do próprio colegiado de 21 senadores entre o líder do partido no Senado, o ex-presidente da Casa Renan Calheiros (AL), e o novo presidente da Casa, senador Eunício Oliveira (CE).

Ao deixar o Senado na noite desta terça-feira, Eunício brincou que “a novela (da escolha) não é minha”. Ele disse que pretende instalar a CCJ ainda amanhã, mesmo que o PMDB só oficialize o nome nesta quarta-feira.

– A novela não é minha. Já não sou mais líder – disse Eunício.

A falta de consenso pode comprometer os planos de Eunício, que quer votar a indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF)até 22 de fevereiro. Se a falta de consenso no partido continuar, a votação poderá ficar para março, porque há o carnaval.

O líder Renan Calheiros disse que os peemedebistas ficarão reunidos a noite toda, até sair uma decisão. Ele negou que haja o risco de haver votação diretamente na CCJ, como ameaçou Raimundo Lira.

– Estamos em reunião permanente. Mas votação na CCJ não. A decisão é na bancada – disse Renan Calheiros.

O grupo de Renan e do ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) apoiam o nome do senador Edison Lobão (PMDB-MA), investigado pela Lava-Jato, para comandar a CCJ. A aliados, Lobão disse que tem a maioria de votos na bancada. Mas Eunício e outros senadores preferem o nome de Raimundo Lira (PMDB-PB).

Lira está muito irritado com a atuação de Renan e ameaçou lançar sua candidatura na própria CCJ, caso perca na bancada. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) também disse a aliados que não descarta se lançar diretamente na CCJ.

Hoje, há senadores importantes da bancada do PMDB que estão ausentes. Eunício quer instalar a CCJ nesta quarta-feira. Geralmente, as comissões são instaladas pela manhã, mas, se o acordo não ocorrer na noite desta terça-feira, isso pode atrasar a instalação da comissão.

O favorito dentro da bancada é mesmo Edison Lobão. Oficializado o nome do PMDB apenas nesta quarta, Eunício terá que ler as indicações em plenário e a comissão poderá ser instalada.