Cotidiano

EUA defendem estender trégua na Síria, mas admitem situação difícil

NOVA YORK – Apesar de recorrentes violações ao cessar-fogo em vigor há uma semana na Síria, a diplomacia americana disse ter esperanças de estender a trégua. Após uma série de tensões com a Rússia, o secretário de Estado, John Kerry, admitiu a fragilidade do pacto, mas disse estar disposto a retomar esforços para permitir a entrada de ajuda humanitária e garantir o fim dos ataques mútuos entre governo e rebeldes. O regime de Bashar al-Assad, que acusa os EUA pela morte de pelo menos 60 soldados num bombardeio, disse por sua vez que a trégua está terminada. Testemunhas relatam que o governo voltou a realizar ataqu

? O cessar-fogo básico está aguentando, mas é frágil. Estamos esperando ver a situação completa da nossa equipe, que está atualmente com os russos em Genebra (onde a trégua vem sendo negociada) ? disse Kerry na Assembleia Geral da ONU, relatando que a ajuda humanitária deve chegar até o fim de segunda-feira a oito áreas diferentes, o que daria à trégua uma importante valorização.

Relatos de violações têm feito EUA e Rússia acusarem diferentes lados: Washington afirma que o governo sírio tem realizado ataques contra posições rebeldes e civis, e Moscou afirma que rebeldes apoiados pelos americanos bombardeiam posições do regime.

Mais cedo, as Forças Armadas russas disseram ser ?sem sentido? continuar acompanhando o cessar-fogo, diante da sequência de violações. Opositores moderados sírios advertiram também que a trégua está ?clinicamente morta?. Kerry aproveitou a ocasião para cobrar do Kremlin empenho na retomada de negociações que levem os lados opostos na guerra a tentarem dialogar pela paz.

? Seria bom se eles (os russos) não fossem falar primeiro com a imprensa, e sim com quem realmente está negociando ? alfinetou.

Nessa segunda-feira, a Cruz Vermelha chegou à cidade de Talbiseh, na província de Homs, área a que não tinha acesso desde julho. De acordo com a organização, funcionários levaram comida, água e produtos de higiene básica a 84 mil pessoas. No entanto, a maioria dos suprimentos ainda precisam ser liberados, especialmente vinte caminhões destinados a Aleppo, onde 275 mil civis aguardam ajuda. Com mantimentos suficientes para alimentar 185 mil pessoas por um mês, os comboios estão contidos há uma semana na Turquia.

Um bombardeio da coalizão americana a uma posição do Exército sírio na região de Deir ez-Zor, que deixou mais de 60 militares sírios mortos, irritou ainda mais Damasco, que acusa os rebeldes de promoverem ataques contra civis. O governo afirmou que ?não há mais trégua vigente?. Somente nas últimas horas, pelo menos 35 ataques aéreos ligados ao governo sírio foram registrados.

?Os grupos terroristas armados se aproveitaram do sistema declarado de trégua e mobilizaram terroristas e armas e se reagruparam para continuar ataques em áreas civis e militares?, acusou o comando militar sírio.

Enquanto isso, Estados Unidos, Rússia e outros atores principais no processo de paz na Síria se reunirão nesta terça-feira, em Nova York, depois que o exército sírio anunciou o fim do cessar-fogo de uma semana no país.