Cotidiano

Estudo descobre três novos tipos de invertebrados no Brasil

Cratera cryptolineata - ilana rossi.jpgRIO ? Escondidas no chão das florestas de Araucárias do Brasil, três novas espécies de vermes invertebrados foram descobertas por um estudo liderado pela pesquisadora Ana Leal-Zanchet, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul. O estudo foi publicado nesta segunda-feira, dia 9, na revista científica “ZooKeys”.

Os platelmintos terrestres são considerados predadores do topo do ecossistema do solo, alimentando-se de outros invertebrados. As três novas espécies descritas na pesquisa forma encontradas em áreas úmidas e pertencem ao gênero neotropical Cratera.

Cratera aureomaculata - ilana rossi.jpgCada uma foi nomeada segundo características de seu padrão de cor e são provavelmente endêmicas ? quando só existem em uma determinada área ou região geográfica. As novas espácies são Cratera aureomaculata, Cratera nigrimarginata e Cratera cryptolineata. O estudo fornece uma chave de identificação para as espécies do gênero.

MUITAS ESPÉCIES ESCONDIDAS NA REGIÃO

Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, mas são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.

Cratera nigrimarginata - ilana rossi.jpgAqueles que são da terra não têm um mecanismo de retenção de água e têm uma baixa tolerância a mudanças intensas de temperatura e umidade. Assim, eles são considerados bons bioindicadores do grau de impacto que o habitat sofre.

A floresta de Araucárias é considerada um local de grande diversidade de platelmintos da terra, abrigando muitas espécies ainda não descritas.

O trabalho teve apoio do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq).